Centro de Apoio Sócio Educativo (CASE)

Actualmente o CASE pretende dar uma resposta adequada, num meio o menos restritivo possível, salvaguardando os direitos e igualdade de oportunidades para as crianças e jovens com deficiência.

Tendo como filosofia subjacente responder às necessidades de uma população que se caracteriza essencialmente por crianças/jovens com diferentes graus de deficiência mental, com ou sem multideficiência associada, a acção do CASE visa a participação na educação, a inclusão e a construção de um projecto de vida exequível para cada criança e jovem deficiente.

As actividades que desenvolvemos estão de acordo com as estratégias de intervenção individual para cada criança e/ou jovem, contempladas num Plano Educativo Individual (PEI) que identifica, caracteriza e contempla toda a informação que está relacionada com as competências e/ou necessidades manifestadas pelo aluno, com vista à obtenção dos objectivos propostos pela equipa técnica.

O programa de intervenção tem como objectivos: a aprendizagem de uma comunicação alternativa o desenvolvimento da autonomia e independência pessoal o aperfeiçoamento da motricidade global e fina a promoção do relacionamento interpessoal nos vários contextos em que estão inseridos.

Actividades

As actividades desenvolvidas vão desde a intervenção individual em cada criança e/ou jovem à intervenção em sala de aula, ou seja:

  • Actividades para aprendizagem de comunicação alternativa.
  • Actividades académicas (leitura escrita e cálculo funcional)
  • Actividades de vida diária.
  • Actividades na Comunidade (fazer compras, utilizar serviços públicos como CTT e transportes públicos )
  • Actividades de novas tecnologias.
  • Actividades de expressão dramática.
  • Actividades artesanais.

Objectivos

Tendo como finalidade primordial constituir uma resposta alternativa ao Ensino Regular, os principais objectivos da Valência CASE são:

  1. Educar, Reabilitar, Potencializar e Habilitar as crianças /jovens com NEE, temporárias ou permanentes.
  2. Promover a integração e inclusão Sócio - Educativa de crianças/jovens com NEE que frequentam o CASE.
  3. Proporcionar uma resposta adequada ás necessidades psicológicas e sociais das crianças, jovens e ás suas famílias.
  4. Fornecer bases para a transição para a vida adulta, bem como, condições necessárias à construção de um projecto de vida, num ambiente o menos restritivo possível, de forma a garantir um desenvolvimento integrado dos mesmos.

No CASE, as crianças/jovens usufruem de um conjunto diversificado de actividades pedagógicas que incluem, não só as actividades de sala de aula, mas também, saídas ao exterior enquadradas no plano de actividades da Valência.

Excepto menção em contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: CC Attribution-Noncommercial 3.0 Unported